Mais uma receita que o chef Juliano Cordeiro preparou para o Blog Vamos Receber. As louças lindas são Cecilia Dale.
Robalo Assado em folha de bananeira
Adoramos como o Blog VamosReceber fotografa os ingredientes!
Modo de preparo:
1. Tempere os filets de peixe com erva-doce fresca, azeite e o suco de 1 limão-siciliano. Deixe os filetsnessa marinada por um tempo máximo de 20 minutos e reserve o líquido da marinada após retirar o peixe.
2. Coloque água em uma panela, tempere com sal e leve ao fogo alto até ferver. Nessa água, cozinhe os aspargos al dente – cozidos, porém firmes – e reserve. Descasque as mini cenouras e, se elas tiverem as ramas, mantenha as ramas intactas. Cozinhe as mini cenouras na água até ficarem al dente – cozidas, porém firmes e reserve junto com os aspargos.
3. Fatie os limões sicilianos restantes e 1 grapefruit em fatias finas. Reserve. Aqueça uma frigideira com azeite, ou uma grelha, e grelhe ou salteie as fatias de limão e as fatias de grapefruit até dourarem ou adquirirem as marcas da grelha, sem cozinhar demais, mantendo uma textura firme. Reserve.
4. Tempere os aspargos e as cenouras com sal, pimenta do reino e azeite, e na mesma frigideira ou grelha, grelhe ou salteie os legumes, cuidando para que se mantenham firmes, até que dourem ou fiquem com as marcas da grelha. Tire do fogo e reserve.
5. Retire o peixe da marinada e reserve o líquido. Tempere o peixe com sal e pimenta do reino e na frigideira quente ou na grelha. Doure rapidamente os filets de peixe dos dois lados.
6. Aqueça o forno a 180 graus ou em temperatura alta e monte papillotes com a folha de bananeira, dispondo os legumes e as frutas cítricas na base como uma cama para os filets de peixe. Use barbante ou ráfia para amarrar as pontas desse papillote de bananeira. Regue tudo com azeite e leve ao forno por 15 à 18 minutos.
7. Prepare a salsa de grapefruit, descascando a fruta restante e cortando-a em gomos pequenos, descartando as sementes. Junte os gomos ao líquido da marinada do peixe, ajustando o sabor com sal e pimenta do reino e folhas de erva-doce se necessário.
8. Retire o peixe do forno, abra os paillotes de folha de bananeira e regue com a salsa de grapefruit, decorando com brotos e miniflores. Sirva imediatamente.
obs.: A folha de bananeira usada para o papillote pode ser substituída por papel-manteiga.
Texto e fotos: Blog Vamos Receber. Confira o Post completo no Blog Vamos Receber.